Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2015

Partida da Bartolomeu Dias

Imagem
Como prometido na publicação anterior (ver  AQUI ), ficam alguns registos da saída da NRP Bartolomeu Dias (F333), ontem, com o Presidente da República a bordo. Acabaria por efectuar a saída muito mais próximo dos navios de cruzeiro atracados do que eu esperava e com uma curva menos pronunciada, dando menos costado à luz matinal e ficando mais à sombra dos cruzeiros....paciência... passando pelo AIDAsol, com uma lancha da Polícia Marítima acompanhando o navio (tanto quanto me apercebi, seguiu sempre com a Bartolomeu Dias, suponho que até ao Caniçal, onde desembarcou o Presidente da República, antes do navio prosseguir para o Porto Santo)  passando pelo Mein Schiff 4 antes de acelerar para mar aberto... Nunca tinha visto/ouvido um navio destes em aceleração :) Interessante :)

F333 - NRP Bartolomeu Dias

Imagem
Ontem tivemos uma visita algo rara pelo porto do Funchal, a fragata da Marinha Portuguesa NRP Bartolomeu Dias (F333), um navio que dá nome à sua classe, constituída por este navio e pela NRP D. Francisco de Almeida. Poderão saber mais sobre o navio no portal da Marinha, AQUI Tendo chegado pela manhã, esteve aberto ao público durante a tarde, partindo esta manhã, com o Presidente da República a bordo em direcção ao Caniçal, onde o mesmo desembarcou, no âmbito da sua visita oficial à Madeira. A NRP Bartolomeu Dias seguiu posteriormente para o Porto Santo, onde participará em exercícios militares, antes de prosseguir em missão de soberania nas águas nacionais. Fiz alguns registos da partida desta manhã, que serão publicados em breve....

Navegantes diversos...

Imagem
Ontem, com um tempinho para gastar e uma fantástica luz de final de tarde, dei um salto à "pontinha" para algumas fotos, acabando por ser um período de cerca de meia-hora bastante interessante... O iate Baton Rouge, saia do Funchal, após escala técnica, para iniciar a travessia do Atlântico, rumo a Antigua, com o Thomson Majesty ao lado   Noutro tipo de embarcações completamente diferente...alguns dos barcos de pesca locais, saíam para a faina... Rainha Santa Baía de Câmara de Lobos Enquanto isso, a nau Santa Maria, barco utilizado em passeios turísticos, chegava ao Funchal Thomson Majesty ao anoitecer. Tinha partida prevista para as 20h, em direcção a Lanzarote.

Mein Schiff 4 e Vision of the Seas

Imagem
Ontem fiz finalmente algumas fotos ao Mein Schiff 4 durante a sua habitual escala semanal pela Madeira, acompanhado desta vez pelo Vision of the Seas. Aproveitei igualmente para algumas fotos à nova secção da Marina do Funchal que está sendo ultimada na zona protegida pelo novo cais 8, que tanta polémica tem provocado....

Marina e Cuanza

Imagem
Um registo da presença do Marina hoje, no porto do Funchal, numa altura em que o navio-patrulha da Marinha Portuguesa actualmente destacado na ZMM, o NRP Cuanza, P1144 saía para mais uma missão... O Marina chegou hoje pelas 8h, de Lisboa e deverá sair pelas 18h, com destino a La Palma.

Saída do Norwegian Jade

Imagem
Ontem tivemos no Funchal a escala de um navio que há já muito que não via por cá e do qual não tinha sequer fotos: o Norwegian Jade. Em viagem transatlântica de Barcelona para St.Thomas, escalou durante o dia o nosso porto, partindo pelas 18 horas para a travessia da "banheira"